Trata-se de uma técnica minimamente invasiva que consiste na aplicação de microinjeções ao nível intradérmico. As substâncias injetadas diferem de acordo com o objetivo e, no campo da estética.
Inicialmente aplicada sobretudo no âmbito da medicina desportiva, depressa os especialistas perceberam que também funcionava noutras áreas como a estética.
A mesoterapia tem várias indicações:
Combater o envelhecimento e a fadiga da pele, as substâncias injetadas vão desde complexos vitamínicos, ao ácido hialurónico, passando por minerais e coenzimas.
Os tratamentos visam estimular a produção de colagénio, o principal responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
Tratamento da calvície - a mesoterapia permite administrar com eficácia a molécula que impede a decomposição da testosterona e a consequente queda de cabelo, bem como os compostos que estimulam o folículo capilar e fortalecem o cabelo existente.
Emagrecimento e combate à celulite - tem efeitos eficazes, exigindo várias sessões para a redução do volume do corpo e da celulite, pois as microinjeções intradérmicas estimulam a microcirculação e a drenagem linfática, combatendo a retenção de líquidos e a gordura armazenada.
Benefícios
Atua de forma muito localizada, o que faz com que elevadas concentrações de substâncias de tratamento atuem rapidamente, sendo assim visíveis de forma mais rápida os resultados.
Contraindicações
A mesoterapia geralmente não tem efeitos secundários associados mas está contraindicada para hipertensos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar.