A flacidez pode atingir o rosto e o corpo e é resultado de um processo natural da pele, decorrente do envelhecimento que se dá com o passar dos anos. Ela pode ser agravada por maus hábitos de alimentação, sedentarismo e tabagismo.
O surgimento da flacidez está relacionado, principalmente, à perda de produção de colágeno, que promove firmeza, sustentação e elasticidade da pele, e de ácido hialurónico, molécula responsável por deixar a pele hidratada e preenchida, garantindo os contornos faciais. Com o avanço da idade e a diminuição da síntese dessas substâncias, a flacidez e os sinais do envelhecimento da pele ficam mais aparentes. A perda de tónus muscular que ocorre com o envelhecimento também colabora para o surgimento de flacidez na pele.
O que causa a Flacidez
A falta de exercícios físicos é considerada a maior causa da flacidez, pois quando os músculos não são solicitados adequadamente suas fibras atrofiam-se. O sedentarismo é considerado um dos fatores mais frequentes para seu aparecimento, seguido pela perda de massa muscular e aumento do depósito gorduroso. Outra das principais causas da flacidez está o envelhecimento da pele. Com o passar do tempo, começamos a produzir menos colagénio e elastina, proteínas que dão vigor e rigidez ao tecido cutâneo. O tabaco e as bebidas alcoólicas também são responsáveis pela perda de elasticidade da pele. Já no caso de alterações hormonais, decorrentes de processos como obesidade e gravidez, o aparecimento de estruturas flácidas se dá principalmente em razão das mudanças de peso muito bruscas.
Tratamentos para a Flacidez
Se quiser manter uma pele mais jovem, siga as nossas sugestões:
• Microneedling
• Intradermoterapia pressurizada
• Miracle Body
• Dermoplasma
• Drenagem linfática
Conselhos como prevenir a Flacidez
A sugestão é aumentar a ingestão de água para manter a pele hidratada e consumir alimentos ricos em proteínas, pois eles são fundamentais na manutenção dos músculos, que vão ajudar a preencher a pele flácida.
Também é indicado praticar exercícios físicos regularmente e aplicar cremes específicos para flacidez à base de silício ou colagénio diariamente nos locais com maior incidência, pois garantem bons resultados.
GORDURA LOCALIZADA
É um excessivo acumular de tecido adiposo numa determinada zona do corpo (geralmente coxas, flancos, abdómen, costas, joelhos, glúteos).
São aquelas gorduras mais resistentes ás dietas e ao exercício físico. Podem aparecer mesmo em pessoas sem excesso de peso.
O grande problema é que a gordura localizada, mesmo após perda de peso, dificilmente desaparece.
Para além de um problema estético, está frequentemente na origem de problemas de saúde, que, por vezes, podem ser graves
A menopausa aumenta a propensão para o aumento da gordura localizada.
Já nos homens o acumular de gordura localizada é comum no abdómen e tem maior relação com o sedentarismo e com os maus hábitos alimentares.
Tratamentos para gordura localizada
Não cirúrgica
• Microneedling
• Dermoplasma
• Intradermoterapia pressurizada
Conselhos como prevenir
Para evitar ter de recorrer a esses tratamentos, é melhor tentar antecipar o aparecimento de gordura localizada. Embora não existam soluções mágicas, manter hábitos saudáveis é mais difícil desenvolver a gordura localizada. Essas medidas preventivas são:
• Parar de fumar, evitar café, álcool, alimentos refinados, fritos e ricos em gordura, consumo excessivo de sal e défice de fibras alimentares;
• Beber água;
• Exercício. Correr ou caminhar é altamente recomendado;
• Evite usar roupas que se ajustem demais ao corpo, sapatos com salto alto e más posturas.
• Gerir o stress.