O excesso de peso continua a ser uma das maiores preocupações quando que falamos de saúde, beleza e bem-estar. Uma vida sedentária e um alimentação desregulada são algumas das causas que estão na origem da gordura localizada. Além destas e, claro, de questões genéticas, o excesso de gordura pode dever-se a outros fatores, como, por exemplo, desequilíbrios hormonais ou intolerâncias alimentares.
O que causa o excesso de peso
O peso adequado resulta da relação entre a quantidade de energia ingerida, através da alimentação e a quantidade de energia gasta pelo organismo diariamente.
Ao ingerir mais calorias do que as que o corpo consegue gastar, o organismo tende a acumular a energia, resultando no aumento do peso.
Maus hábitos alimentares, predisposição genética, sedentarismo, stress, são algumas das principais causas do excesso de peso, com consequências diretas tanto na saúde como no bem-estar psíquico.
O sedentarismo é considerado um dos fatores mais frequentes para seu aparecimento, seguido pela perda de massa muscular e aumento do depósito gorduroso.
Tratamentos para Excesso de peso
• Drenagem linfática
Conselhos como prevenir o excesso de peso
Voltamos, ainda assim, a frisar que é importante que se mentalize que eliminar o excesso de peso é um processo, não acontece de um dia para o outro. Comece por fazer algumas alterações básicas na sua alimentação como:
• Hidratação adequada: a água é fundamental para eliminar toxinas;
• Evitar alimentos açucarados;
• Diminuir ingestão de alimentos processados e refinados;
• Privilegiar alimentos ricos em gorduras insaturadas (peixes e sementes, por exemplo);
• Consumo adequado de alimentos ricos em fibras (legumes e frutas).
• Pratica de exercício físico - Os exercícios que acelerem o metabolismo de forma a “consumir” mais calorias e forçar os músculos a recorrer à gordura acumulada são os ideais.