As estrias são lesões da pele em forma de linhas que ocorrem devido a fatores hormonais e a um rápido crescimento ou ganho de peso.
As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. Elas podem coçar e arder, mas em geral não apresentam sintomas com seu aparecimento.
Estas cicatrizes são muito comuns e não causam nenhum problema médico significativo, mas podem ser motivo de preocupação estética para algumas pessoas.
Como surgem as estrias?
A nossa pele possui propriedades elásticas que a tornam capaz de esticar e encolher de acordo com o crescimento do indivíduo. Entretanto, essa flexibilidade tem limite. Uma rápida e exagerada distensão da pele provoca lesões que são conhecidas como estrias. As estrias surgem nas áreas sujeitas a contínuo e progressivo esgarçamento.
Ao serem esticadas demasiadamente, as fibras elásticas da pele sofrem lesões que provocam cicatrizes.
As situações que mais habitualmente provocam estrias são:
• Ganhar peso rapidamente
• Gravidez
• Rápido ganho de massa muscular
• Estirão puberal
Fatores genéticos também são importantes; algumas pessoas têm mais facilidade em desenvolver estrias que outras. Se um parente próximo tem estrias, as suas chances de também tê-las são grandes.
As estrias também podem surgir devido a doenças, a maioria delas pouco comuns, como síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos. Alguns medicamentos podem causar estrias como efeito colateral, os mais conhecidos são os corticoides, sejam eles em comprimidos ou cremes.
Sinais e sintomas
As estrias surgem quando a pele precisa se esticar de modo relativamente rápido, isto é, ao longo de alguns dias. As lesões inicialmente são linhas arroxeadas/avermelhadas que com o tempo tendem a ser tornam mais claras. Em alguns casos, as estrias podem torna-se quase impercetíveis após alguns anos. Quando surgem na adolescência tendem a melhorar após alguns anos.
Tratamentos para estrias
Não cirúrgica
• Microneedling
• MCA
• Dermoplasma
Conselhos como prevenir as estrias
Não há tratamentos 100% efetivos contra o surgimento de estrias. O melhor modo é não engordar para não haver estiramento da pele. Porém, impedir que a barriga das grávidas aumente e que adolescentes cresçam é impossível.
Portanto, o que se pode fazer é tentar amenizar o aparecimento das cicatrizes:
• Usar cremes hidratantes, nas áreas da pele mais suscetíveis;
• Beber água com frequência para manter-se hidratado;
• Evitar ganhos de peso e praticar atividades físicas.
As grávidas sabem de antemão que quando a barriga começar a crescer haverá um grande risco de surgirem estrias. Portanto, é importante manter a pele do abdômen sempre bem hidratada desde o início da gravidez e evitar engordar para que a barriga não cresça além do necessário.